Quando se fala a respeito de vendedores, geralmente ligamos o fato a uma atividade profissional, cujo interesse é vender algum produto ou serviço para alguém em troca de uma remuneração.
Esta atividade pode, num primeiro momento, afugentar muitas pessoas por acharem que não têm aptidão, que não têm o jeito ou gosto para ser um vendedor ou ainda, que ser vendedor é uma atividade considerada de menor importância ou de nenhum glamour.
Pode ser que o pressuposto para ser um vendedor, é de que será necessário abordar e persuadir pessoas e estar disposto a ouvir muitos “nãos” além de todas as incertezas que acompanham este nobre trabalho e quem sabe, vislumbrando um futuro pouco promissor e com isto não consideram que a atividade de vendas possa ser uma boa profissão, embora seja para muita gente.
Se não fossem os vendedores não teríamos os produtos e serviços que conhecemos e que utilizamos, tudo passa pelo trabalho de um vendedor, por mais simples ou mais complexa que seja a situação.
“Vendedor”, é um nome genérico, serve para todas as abordagens comerciais, mas existem atividades que identificam os vendedores com nomes específicos, como é o caso dos corretores de imóveis e corretores de seguros, entre outros.
Quero considerar aqui, que existem dois universos bem identificados, onde as vendas acontecem e com características peculiares.
Um primeiro universo, é no setor das empresas, do mundo corporativo, tanto da indústria, como do comércio que fazem um tipo de corrente de produção, onde se parte das matérias primas extraídas da natureza e vão sendo processadas por empresas que detém tecnologias específicas até se tornarem produtos prontos e aí sim, são disponibilizadas ao mercado, diretamente ou através de canais de distribuição.
Esta situação, é a de uma venda mais técnica. Muitos técnicos e engenheiros trabalham nos departamentos comerciais destas empresas pois seus clientes pertencem a este universo e é necessário ter interlocutores que entendam esta linguagem.
O outro universo, é o do grande comércio de produtos acabados, ou seja, produtos prontos para uso, também conhecido como bens de consumo, que são aqueles que são fornecidos para a ponta da linha do varejo de onde nós nos abastecemos.
Em ambos os casos, as vendas se tornarão mais fáceis ou mais difíceis dependendo do nível de atração que os produtos ou serviços e as marcas tenham junto aos compradores.
As marcas líderes têm uma enorme vantagem por terem seus nomes conhecidos e respeitados, fruto, provavelmente de um trabalho de sucesso anterior.
Este é um diferencial positivo, pois não precisam convencer os clientes de que se trata de algo bom, pois já conhecem e sabem o seu valor.
Vai dar mais trabalho se a empresa não for conhecida, aí será necessário um grande esforço, mas não será impossível se tiver uma oferta de qualidade.
Escolher empresas para trabalhar que já são conhecidas e preferidas, facilita muito o trabalho do vendedor, tanto numa situação quanto na outra.
O ponto é que se qualquer pessoa de uma empresa pode atrapalhar uma venda, qualquer pessoa pode ajudar, portanto todos são vendedores.
Mas o lugar que quero chegar, é que independentemente de comprar ou vender produtos e serviços, todos somos vendedores quando damos ideias, sugestões, palpites, conselhos, quando argumentamos com outras pessoas e tentamos dar nossa opinião, nosso conhecimento e no que acreditamos.
Este trabalho de comunicar, oferecer e com isto ajudar o outro na tomada de decisão, é o trabalho do vendedor.
Se dê esta chance, você vai se surpreender!
Boas vendas!
Brasil Manfrim
Escola de Marketing Industrial