As pequenas empresas nos ensinam muito!

Lideradas por famílias empresárias, zeladoras de patrimônio vivo, duramente conquistado, fogem de firulas administrativas que lhes consumiriam o essencial.

Isso não quer dizer que não sofram de conflitos internos. São muitos mesmo mas quase sempre acabam perdendo força diante dos reais propósitos do empreendimento.

As mais corajosas e antenadas cercam-se de competências externas que lhes trazem, na medida certa, o quê de mais eficaz  a tecnologia de gestão pode aprimorar seus produtos e a forma de gerir o seu elenco e seus negócios.

Salta-me aos olhos a maneira como muitas delas a moldura que escolhem para suprir de atenção e acolhimento os seus colaboradores leais e, por consequência, aqueles com os quais constroem o futuro, seus clientes. Atributos esses que muitas empresas, ao se expandirem, de modo desatento, deixam de lado.

Talvez seja por isso que essas mesmas empresas preferem comprar das pequenas, quem sabe tentando re-incorporar o que deixaram perder.

Outro aspecto que sempre me encanta na pequena empresa é contemplar o seu “despudor em sonhar”, em viver desde hoje o crescimento que inventam para acontecer amanhã.

Como executivo de Marketing me deparo com a preciosidade dos seus saberes práticos traduzidos em mantras como esse: “cada cliente tem o seu lado de montaria”.

Outra lição que recebo dessas pequenas é jamais me esquecer de agradecer pelo que consegui conquistar e, ao mesmo tempo, continuar desenhando o futuro no departamento do fazer acontecer já!

Atributos que não se evidenciam naquelas que se agigantaram em tamanho deixando-se levar por horizontes ditados por apetitosos bônus.

O tamanho da empresa é secundário, assim como o tamanho do bolso não diz do genuíno valor de um ser humano.

São meros e frágeis acessórios.

Os nossos sonhos dizem verdadeiramente do tamanho que somos!

José Carlos T Moreira

www.emkti.com.br