Todo empreendimento humano nasce com uma essência, mesmo que o fundador não se dê conta disso.
A essência vem embutida na razão de ser da empresa que, por sua vez, deriva dos motivos e expectativas que levaram o fundador a dar vida ao empreendimento.
Muitos desses corajosos precursores sonharam com algo que os realizaria no trabalho e traria muito dinheiro fazendo isso.
A sobrevivência próspera e o crescimento sustentável sempre estiveram juntos na mente desses fundadores.
Grande parte do impulso inicial veio de uma ideia técnica que, ou teria chance de vida própria ou poderia vir a suprir outra empresa, configurando uma rede progressiva de valor.
O sucesso de todo o esforço estaria em identificar um significado que, mais do que o tangível do produto, iria assegurar a reputação e os melhores negócios para seus clientes.
Esse significado revelaria o Valor para o cliente, porque sem Valor o produto é insignificante.
A essência da empresa, portanto, pela qual seus clientes irão preferi-la, é o significado que faz sentido no soul set do cliente, materializado pelo produto, no mind set deles.
Cultivar o significado e potencializa-lo é renovar e perenizar a vida da empresa.
O significado não envelhece, a forma de materializa-lo sim. Modernizar a empresa é fazer uso do que existe de mais atual para refletir o que é perene: seu significado.
Um grande líder é o guardião da essência do empreendimento e diretor dos vínculos dos clientes com essa essência.
Quando o líder está compromissado com missão nunca é preciso resgatar a essência.
Ela se torna a própria empresa!
José Carlos Teixeira Moreira