Quando termina uma Venda?

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Nos anos 70 diziam que a venda terminava quando saia o “pedido”.

No início de 80 os entendidos começaram a dizer que a venda terminava quando se entregava o produto.

No final dos 80 vieram com a conversa de que a venda terminava quando o cliente pagava.

Pois é, todos acreditavam que uma hora a venda terminava…

Isso ficou tão forte que as empresas começaram a dar mais ênfase em abrir novos clientes do que cuidar e acolher os que já eram clientes.

Também, pudera, se as vendas terminavam era preciso começar outras com clientes novos.

Pois é, uma venda não pode terminar nunca!

Uma venda só termina quando se perde o cliente.

No B2C até se pode pensar que um consumidor é passageiro, o que não acho correto, mas no B2B nenhum cliente é passageiro, todos são permanentes!

Fazer um cliente sentir-se cliente a vida toda é a principal missão comercial de uma empresa que vende para outras empresas.

Isso significa que a Tarefa de Vendas no B2B precisa tornar a relação com os clientes uma fonte permanente de riquezas legítimas para o sucesso dos dois empreendimentos: quem produz e que usa aquilo para construir um nobre produto final.

Por isso, não se esqueça, a venda só termina quando se perde o cliente!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

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