Inteligência é um predicado próprio dos seres humanos.
Ela se manifesta com todo vigor durante uma interlocução quando se discute um assunto sob diferentes pontos de vista.
A inteligência humana leva em conta o domínio de informaçōes relevantes, conhecimento sobre como elas se encaixam e uma compreensão profunda sobre o quê mesmo está em jogo.
Como cada pessoa parte de um motivo particular, um modo particular de ver o mundo, fruto da sua história de vida, de preferências e preconceitos próprios, a sua inteligência se mostra através da sua capacidade de interpretação e mediação na hora certa.
A inteligência portanto é um conjunto complexo de habilidades cognitivas que permitem às pessoas aprender, compreender e raciocinar sobre o que está ao seu redor. A inteligência soma a capacidade de pensar, raciocinar, resolver problemas, tomar decisões e adaptar-se a cada situação.
Além disso, a inteligência inclui outras características, como criatividade, pensamento crítico, curiosidade intelectual, habilidades sociais, emocionais e resiliência.
Nesse sentido esses aplicativos, como chatGPT, conhecidos como inteligência artificial, nada mais são, como ressalta o meu amigo cientista, Gonçalo Amarante, do que mecanismos de memória articulada e portanto, só podem ser contributivos se forem usados com esse fim.
Inteligência mesmo é muito mais que memória articulada!
José Carlos Teixeira Moreira