Industrias brasileiras buscam depender menos do exterior.
Inflação global, cortes no fornecimento e aumento abusivo do frete jogam a favor da produção local.
Nesse quadro se esconde uma enorme oportunidade de negócios para as boas empresas brasileiras.
No entanto, para assegurar sucesso nesse ambiente três aspectos, a meu ver, são fundamentais:
* Buscar a intimidade com clientes escolhidos.
* Liderar tecnologicamente o segmento onde atua, transformando commodities em especialidades de alto valor agregado para o cliente.
* Aprimorar a eficiência operacional da companhia de modo a conquistar e dividir economias de custo com seus clientes leais
Nessas três dimensões estão as melhores contribuições do expertise de Marketing Industrial.
De fato, desde a leitura de sinais tênues, que antecedem aquilo que os clientes mais esperam, antes de saberem pedir, como no estabelecer programas práticos para enriquecer a competência e a habilidade da empresa em ofertar soluções inovadoras, carregadas de valor por intangíveis de difícil cópia esses predicados lançam a empresa para a frente.
A partir desse arcabouço mercadológico e da preparação das equipes comerciais as vendas de alta performance brotarão pelos diálogos consultivos que os vendedores irão manter com os profissionais chave da empresa cliente.
Diante de oportunidades como essas, a velocidade na aquisição de novos saberes de marketing industrial fará o tempo certo se colocar à serviço da organização,
gerando crescimento e brilho no foco dos seus clientes.
A ordem, como sempre, é acelerar antes da subida!
José Carlos Teixeira Moreira