Quando o mestre Peter Drucker esteve em SPaulo da última vez tive o privilégio de participar de um encontro com ele junto a um grupo de líderes executivos.
A certa altura Drucker nos contou que havia quebrado o joelho e que amigos recomendaram um punhado de médicos, muito renomados, para que ele escolhesse.
Agradeceu dizendo: “desculpem-me, mas quero um médico que já operou mais de 25 mil joelhos antes do meu! Acontece que eu só tenho esse!”
Há 3 fontes importantes de conhecimento a nosso alcance.
A mais conhecida é aquela que nos chega através do quê as escolas nos ensinam. São conhecimentos baseados em conceitos teóricos consagrados, que nos dotam de saberes intrínsecos.
A outra fonte é aquela que a experiência prática, vivida por cada um de nós, nos oferece como conhecimentos. São saberes tácitos ou seja, aqueles que proporcionam, realmente, o aprendizado porque integram a realidade objetiva à teoria que nos passaram.
A terceira dimensão do conhecimento, mais profunda e intrigante, brota da nossa intuição, que é uma riquíssima fonte de sensações e descobertas que nos antecipam saberes sem necessidade de raciocínio.
Quase sempre somos levados a valorizar mais o conhecimento intrínseco da pessoa, chancelado por cursos, pós graduações, mestrados, doutoramentos e coisas afins e, no final, muitas vezes, ficamos frustrados diante da baixa performance do indivíduo.
O fato é que os profissionais mais renomados e preferidos no
mercado são sempre elogiados na ordem inversa, ou seja, pela brilhante intuição, pelo notório conhecimento tácito e, só no final, pela imagem de marca da fonte dos seus conhecimentos intrínsecos.
O fantástico é que nenhum dos dois, tácito e intuição, o dinheiro compra!
É por essa razão que um profissional de sucesso é chamado de alto nível, pois trata-se de uma pessoa que dispõe de valiosos intangíveis exclusivos e de difícil cópia.
A capacidade que um profissional assim tem de se manter refinando, em coautoria com a natureza, tudo o que conhece, o faz exponenciar a sapiência, tornando-se imprescindível.
Pessoas com essas qualidades nos motivam a criar uma carteira de investimento naquelas três fontes de conhecimento pois será delas que iremos receber um inefável retorno em forma de riquezas.
José Carlos Teixeira Moreira