Metas, quando bem pensadas, se tornam ótimos estímulos para a vida de todos nós. Uma meta, no entanto, para ser saudável e não uma mera obrigação sem fundamento, que só serve para nos roubar energia e fazer nosso dia um estorvo, precisa atender duas grandes dimensões.
Em primeiro lugar, a meta precisa nos “dizer” de perto como irá nos fazer melhores como seres humano se for atingida, ou seja, como ela poderá nos deixar felizes por termos conquistado o que queríamos, por meio dela, para a nossa vida pessoal.
Em um segundo lugar, ela precisa nos deixar claro que os resultados obtidos farão a nossa empresa melhor, para nossos clientes e para todos que lá trabalham e estejam procurando servir e contribuir para a Sociedade.
Metas que fogem desses propósitos essenciais são quase sempre nocivas e deixam um rastro de desalento nas nossas vidas. Metas, como tudo que se faz para se obter um resultado, precisam poder ser medidas durante os ganhos pelo nosso empenho no processo e não só ao final, sob risco de se perder o pé da situação ou, pior, de sermos avaliados, apesar de todo esforço, de uma forma precária e injusta.
Neste artigo, você entenderá melhor sobre o assunto e, com algumas dicas, saberá como atingir as suas metas preservando o seu bem estar e, quem sabe sentido-se mais feliz com os resultados. Boa leitura!
Quais são os passos necessários para se atingir metas?
A experiência tem nos sugerido alguns passos que se mostram bastante oportunos quando nos deparamos com metas que nos são colocadas por alguém de fora ou por nós mesmos.
Entenda o significado
Um primeiro passo se refere ao significado que uma meta deve ter. Esse é o momento de avaliarmos o que está sendo buscado para acontecer realmente quando ela for atingida.
No campo do significado, é importante separarmos os objetivos aos quais ela se propõe, dos resultados esperados por quem a propôs ou por nós mesmos, que nos colocamos diante dela.
Muitas vezes, notamos que embora a meta seja objetiva, não fica claro como ela contribuirá para os tais resultados. Boas metas precisam ser pensadas de forma a contemplar o todo e arquitetadas coerentemente com isso.
Conversar sobre esse passo com os nossos líderes, de uma maneira adulta, avaliando as diferentes contribuições possíveis que a meta pode trazer, é um momento muito importante para se afinar o que vai ser feito e, acima de tudo, identificar outras abordagens até mais precisas para conduzir o assunto.
Defina o escopo
Um segundo passo, também muito importante, tem a ver com o escopo da meta, ou seja, o raio de ação que é esperado que ela seja capaz de abranger.
Muitas vezes, por conta do simplismo com que a meta foi concebida, se espera dela aquilo que ela jamais, sozinha, terá condição de assegurar.
Lapidar a meta, como se faz com uma pedra preciosa, traz muitas vantagens para quem propõe e para os quem irão levá-la adiante.
Estabeleça critérios e metrifique
Um terceiro passo, que talvez seja o mais desafiante, é buscar o consenso e estabelecer, em conjunto, os critérios e métricas que permitam avaliar, de maneira mais correta, não só a jornada em busca da meta em si como também os resultados amplos que se espera que sejam obtidos.
Nesse passo, os números, sozinhos, quase sempre não dão conta do recado. Por exemplo, medir o empenho, a competência e a dedicação de um profissional em perseguir a meta jamais será avaliado na sua inteireza por números. A dinastia dos números nessa hora faz um estrago considerável.
Quase todas as metas sob a responsabilidade de seres humanos reúnem intangíveis preciosos que não estão diretamente relacionados com números, graus, ângulos ou o que quer que seja.
Esses intangíveis formam todo um contexto que, uma vez criado e cultivado por pessoas comprometidas, irá permitir e incentivar para que tudo aquilo de bom possa acontecer.
Assim, nesse terceiro passo, é muito oportuno que se estabeleça, em conjunto com o líder ou gestor, uma série de evidências que possam formatar um “evidenciômetro”, o qual assumirá o papel de um inteligente e criativo termômetro comportamental daquela empresa, frente às suas particularidades culturais e as de seu mercado.
Por que é importante ter e atingir metas?
Ter metas e buscar atingi-las é uma iniciativa de muito valor da nossa vida pessoal e profissional.
Uma empresa que é atenta e séria no estabelecer metas, possíveis de serem cumpridas, tornam o seu ambiente muito animado e produtivo no dia a dia. Assim, ela cuida diligentemente para que as suas metas tenham vida própria e que não dependam de um canibalismo interno para serem atingidas.
Esse é um ponto que ressalto como crítico quando você estiver diante de metas. Analise se ela foi formatada de modo a aproveitar da sinergia do esforço de toda a empresa ou, pelo contrário, está a serviço de um líder gestor tóxico que acredita que de um ambiente de conflito virá alguma coisa saudável.
Uma boa meta une as pessoas, não as dividem
Um protocolo para se aceitar metas passa, sem dúvida alguma, por esse espírito crítico do bem. Se não houver espaço para uma reflexão dessa natureza, o melhor a se fazer é abrir mão dessa meta e buscar outra que esteja menos contaminada com essa infecção gerencial.
Empresas que aumentam suas vendas, com aplauso dos clientes e reconhecem o empenho dos seus fornecedores, somado ao maior respeito aos seus clientes na fase do pós-venda, conta, como parte do seu enredo de valor, com metas exemplares que seus colaboradores sentem que valem a pena serem atingidas.
Se você ainda não tem claro metas pessoais que lhe façam mais realizado e feliz, não perca tempo: sua meta é ter metas!
José Carlos Teixeira Moreira