O que é feito em coautoria gera sempre uma solução mais rica e admirada por refletir o senso de propriedade dos envolvidos.
Grandes ideias se baseiam em saberes que foram reunidos por pessoas de coragem e competência, que acrescentaram temperos criativos comprometidos com a simplicidade.
Nada foi inventado e produzido por uma pessoa apenas. Houve conversas, inspirações nascidas da troca de amenidades, sinais sutis que foram ouvidos e assim por diante.
Nos tempos atuais, onde a tecnologia está disponível e pode ser comprada, os produtos, quase todos, acabaram ficando tecnicamente iguais.
Estabelecer contextos de cooperação que resultam em coautoria com o cliente são agora fatores de desempate.
Preparar e formar equipes comerciais para exercerem a coautoria com os clientes passou a ser essencial para a empresa conquistar a diferenciação e fugir do igual na percepção do mercado.
No entanto, para desenvolver o espírito de coautoria com os clientes, a empresa deve entender e assumir o Foco do Cliente como pilar e plataforma de toda relação significativa com eles.
Isso permitirá que a empresa se desenvolva a partir de produtos e serviços que atendam o que os clientes mais precisam muito antes de se darem conta de que precisam.
Estabelecer canais de comunicação acessíveis e transparentes com as diferentes áreas dos clientes, incentivando o feedback e a participação ativa nas decisões empresariais que podem os afetar serão pontes para o sucesso.
Portanto, vale a pens estabelecer processos de engenharia que considerem ser de valor tudo o que o cliente já sabe e vem aprimorando.
Criar programas do tipo “juntos vamos mais longe”, em que benefícios exclusivos de compartilhamento de conhecimento com o cliente sejam a grande moeda de valor, consagram a coautoria.
Engajar clientes emblemáticos nos procedimentos de melhoria contínua da empresa se transforma num mecanismo natural de inovação.
Permitir que os clientes personalizem produtos e serviços, adaptando-os às suas preferências técnicas e detalhes, sem perda da qualidade original do que será entregue é também um caminho virtuoso.
Organizar eventos presenciais e virtuais para celebrar os ganhos com a coautoria e sonhar o futuro ainda mais próspero torna viagem inesquecível.
Assim, ao adotar iniciativas desse teor a empresa a estabelecerá um relacionamento sólido e colaborativo com os clientes, promovendo o espírito de coautoria e aprimorando continuamente a gestão mercadológica e os produtos e serviços oferecidos.
José Carlos Teixeira Moreira