ChatGPT > cilada

3 minutos para ler

Esse aplicativo tem sido adotado por alguns profissionais por aí.

Não deixa de ser uma maneira prática de se ter um robot redigindo textos e respondendo a perguntas feitas pelo usuário.

Como o aplicativo faz uso de inteligência artificial o resultado é interessante por ser baseado em muitos conhecimentos já disponíveis, vindos de várias fontes, não só da rede como de livros e outras publicações sobre o assunto.

Sob esse ponto de vista trata-se de um recurso que disponibiliza uma interessante pesquisa e resenha do que já pensaram sobre o assunto, coisa que no passado exigiria muitos recursos, disciplina e tempo.

O texto resultante, como não podia deixar de ser, se reveste de colocações e achados já  consolidados, portanto nada inédito, apresentando apenas uma “certa inteligência” e estética na forma de colocar o assunto “no papel”.

E fácil perceber que tanto no estilo como na linguagem o texto não tem muito a ver com a peculiaridade do usuário que o pediu. Pelo contrário, na maioria das vezes as palavras, expressões, correlações e figuras de linguagem não fazem parte das usadas normalmente por aquele que solicitou a escrita.

Enfim, se um vendedor B2B faz chegar algo assim para o seu cliente, na primeira reunião ao vivo ficará patente que a material enviado não foi escrito por ele.

Isso é fatal no campo da relação entre pessoas, pois a confiança é essencial para os negócios B2B terem sucesso.

O meu ponto aqui é o seguinte:

Use esse aplicativo apenas para ajuda-lo a conhecer outras variáveis, eventualmente envolvidas na solução que voce espera apresentar ao cliente e que podem terem sido passadas desapercebidas.

Com base no texto que será escrito pela máquina enriqueça o enredo do que você vai realmente adotar para ouvir o cliente, ser empático com o desafio dele e finalmente com o fundamental que você irá oferecer a ele na hora certa.

Se for preciso escrever, escreva do seu jeito, da forma como você naturalmente se expressa e com a simplicidade necessária no foco do cliente isto é, respeitando a cultura e o estágio de compreensão dele.

Lembre-se, você é único!

Nenhuma ferramenta irá substituir a sua presença, o que você fala, o que faz, o que escreve e quem você é verdadeiramente.

Confiança só se estabelece entre pessoas que se mostram realmente como são.

Não vale a pena colocar isso em risco!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

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