Segundo diversas avaliações hoje em dia um profissional passa:
1/3 do tempo fazendo o que qualquer um faria,
1/3 do tempo fazendo o que lhe parece nobre e valioso,
1/3 do tempo fazendo coisas que o deixam envergonhado por ter que fazer.
Moral da história: para conquistar os resultados que levam a empresa para a frente o herói só consegue dedicar 33% do seu tempo.
Provavelmente essa é a causa raiz do desalento que provoca o nefasto stress nas pessoas, hoje promovido a burnout.
O efeito mais marcante, como não poderia deixar de ser, é uma enorme perda e prejuízo para a empresa.
Uma maneira sábia e criativa de mitigar esse prejuízo é buscar atrair talentos externos, de diferentes áreas, convidando-os a gravitar em torno da empresa, motivados por projetos, mediante protocolos éticos e inovadores, visando um sucesso compartilhado.
- Essa ideia, inspirada no próprio Cosmos, onde Estrelas cumprem o seu papel emitindo energia e atração gravitacional, aproveitando-se delas para se equilibrar através de planetas ao seu redor, é um sábio e valioso segredo à nossa disposição.
Fundamentada no conceito prospera & prospera essa oportunidade de contar com talentos externos expande e enriquece aqueles 1/3 de tempo nobre dos profissionais chave, abrindo portas para que todos se sintam mais realizados, dedicando o melhor do esforço profissional ao que realmente faz o futuro da empresa.
Basta lembrar, por exemplo, que a conquista da preferência do cliente é uma causa comum para os de dentro da companhia e para aqueles que gravitam em torno.
Conquistar a preferência do cliente requer competências e predicados variados que muitas vezes exigem complementação aos que a empresa já tem em casa.
Graças a esses satélites de conhecimentos e saberes práticos, além do enriquecimento do elenco da empresa, a companhia assume uma porção “solar”, que permitirá que caminhe com muito mais condições e equipamento de bordo para emitir valor percebido para os clientes.
Venho vivendo processos similares há um bom tempo, como consultor em Marketing Industrial e tenho constatado, de perto, o vigor e progresso das empresas, mormente nesses tempos incertos e de alta complexidade.
Estou seguro de que a arquitetura solar, voltada a potencializar a empresa, é vital para o sucesso e, além disso, muito mais em conta do que ficar diretamente custeando e motivando novos saberes em casa, absolutamente necessários para lidar com a, por vezes, desnorteante evolução dos clientes e mercados.
Se essa forma de pensar lhe faz sentido, está ao seu alcance tornar-se o Sol do seu segmento de atuação, irradiando energia e luz para os seus clientes e para a Sociedade.
José Carlos T Moreira
José Carlos Teixeira Moreira