Agora são 4 gerações juntas

2 minutos para ler

As empresas, por uma série de bons motivos, estão contratando profissionais com mais de 50 anos.

Com isso o seu elenco veio reunir 4 gerações trabalhando juntas, cada uma com motivações e expectativas bem peculiares.

Conquistar o aplauso da plateia de clientes, sem o qual a empresa não progride, tornou-se agora mais complexo e um novo desafio para a liderança.

No meu modo de ver, focado no B2B, a questão que merece ser tratada está em como orquestrar todos esses músicos em prol da harmonia do conjunto.

Jovens a menos tempo preferem tocar solo, fechados diante do computador e muito apegados às regras da partitura. Não gostam tanto de falar diretamente com pessoas.

Jovens em geral, quando encantados pela canção da empresa, abrem espaços para improvisações em torno do tema, o que é bom para os clientes, embora tenham pouca intimidade com eles.

Jovens há um tempo maior sentem-se motivados a derivações criativas, inspirados numa trajetória enriquecida por lembranças perenes de profissionais que marcaram suas vidas. Predicados esses que podem tocar fundo a percepção dos clientes.

Jovens há muito mais tempo, gente tarimbada pela vida, escolhem o caminho da felicidade ao invés da razão. Criam laços duradouros com os clientes cultivando a intimidade respeitosa com eles e o foco em resultados que fazem toda a diferença.

Essa diversidade de posições e propósitos pode ser de uma riqueza enorme, desde que a causa comum de todos seja a de Servir os Clientes, conquistando reputação e dinheiro para a companhia.

Para que tudo funcione de acordo a liderança deve exalar essa razão de ser, genuinamente, nos gestos, nas atitudes e nos seus comportamentos.

Para dar conta do recado o líder precisa querer fazer, precisa saber fazer, precisa conquistar o poder de fazer e sobretudo colocar tudo isso subordinado à ética do dever fazer

O exemplo não é a melhor maneira de fazer a empresa progredir, é a única.

Sucesso duradouro não é obra de herói. É fruto de pessoas plenas, de bem com a vida e felizes por contracenarem, sem pré conceitos, com as outras ao seu lado.

São esses líderes estadistas que os Empresas Válidas estão buscando!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário