Sustentabilidade e Retenção de Talentos

3 minutos para ler

Esses parecem ser os grandes desafios dos CEOs no Brasil, como enfatiza o Presidente da Renner.

A questão da sustentabilidade, envelopada desde 2004 sob a sigla ESG, pouco toca o indivíduo em si.

Como ouvi tempos atrás: “a empresa só fala nisso mas, i eu? O que ela faz pra mim? Me inclui no Social? Tô fora pô!”

Embora o social assim como o ambiental sejam importantíssimos, para o indivíduo em si outras questões são muito mais prioritárias.

Sustentabilidade, para cada um, diante da vida, tem um caráter peculiar.

Na maioria das vezes as pessoas saudáveis imaginam que ser sustentável significa sentir que o trabalho lhe confere uma sensação de segurança, significa perceber que estar presente naquela empresa reforça o seu sentimento de auto estima e confiança e, acima de tudo, constata que ali a justiça é realmente um valor.

Sendo assim, muito antes da empresa partir para saltos mais altos em sustentabilidade o seu empenho, para dentro, precisa vir antes, ou seja, ela deve se colocar, prioritariamente ,voltada para o universo das pessoas, para tudo que as fazem melhores e lhes conferem vida.

Em lugares assim os bons vendedores, gente que serve gente, garantem a saúde da sua psique, que afinal de contas é a única ferramenta que eles precisam para gerar vendas.

Quanto a reter talentos, na minha longa caminhada assessorando empresas valiosas, tenho notado que a maioria não se preocupa em reter talentos, muito pelo contrário, sempre os deixam livres para irem para onde quiserem.

Agindo assim demonstram que o mais importante é dar chance para que todos possam se sentir realizando algo nobre na vida, estando lá por escolha e preferência.

Reter nunca é bom, nem para a saúde!

O que faz pessoas de bem com a vida dedicarem o horário nobre de suas vidas a uma empresa tem mais a ver com a causa que move a companhia e a chance de contribuir com essa missão, usufruindo de recompensas dignas por conta dessa dedicação.

As empresas mais queridas do mercado têm nos seus clientes os maiores torcedores pela sua vitória.

Isso porque o que ocorre dentro delas passa a ser o mesmo que acontece com seus clientes. Sustentabilidade talvez seja isso e não um modernoso jogo de intenções e palavras bonitas!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário