Gerar Demanda

3 minutos para ler

Gerar demanda tem sido considerado algo básico para a empresa conquistar novos clientes.

Com base nessa crença a geração de demanda tem se tornado uma etapa muito importante no processo de vendas de muitas empresas.

No entanto, algumas considerações merecem ser feitas a título de reflexão para nós, executivos de marketing industrial:

O que realmente gera negócios rentáveis para a empresa

não são quaisquer demandas dos clientes mas sim aquelas que permitem fazer valer o DNA da companhia, ou seja, quando o que vem do cliente abre espaço para a empresa contribuir, de maneira rentável, com o que tem de melhor para ele.

Gerar demanda, que a meu ver vale a pena, exigiria estabelecer um filtro de qualidade, ou seja, uma pereira, capaz de separar, já na captação, o joio do trigo.

Algo certamente nada fácil…

Em termos de Marketing, antes de mais nada, é preciso que a empresa escolha com qual predicado quer ser famosa, onde e como quer atuar e acima de tudo, como quer fazer para cultivar e entusiasmar os seus atuais clientes e atrair novos.

Deixar-se levar como um ingênuo refém de volume, como tem sido comum em geração de demanda, em detrimento do que traz realmente credibilidade, respeitabilidade técnica e sobretudo retorno econômico saudável para a empresa é o mesmo que mutilar, já na partida, o futuro do empreendimento.

Empresas Válidas, aquelas em que o lucro é uma premissa e não um objetivo e ao mesmo tempo uma justa paga por tudo de bom que elas fazem, preferem atrair o que há de melhor no mercado ou invés de sair conquistando o que aparece pela frente.

O Valor Percebido que essas empresas emitem exala e estabelece um campo de valor à sua volta que traz para perto e fascina clientes, colaboradores, fornecedores e investidores, poupando o trabalho de sair atrás deles, batendo de porta em porta.

Empresas como essas pautam suas iniciativas por uma intenção estratégica coerente com os seus propósitos, emolduradas por conceitos avançados de marketing industrial, que as tornam únicas e preferidas na percepção dos clientes.

São empresas que não perdem tempo se adequando ao mercado para gerar demanda, muito pelo contrário, fazem o mercado se adequar a elas pedindo para ser atendido!

Ao invés de gastar energia para correr atrás de demanda elas se dedicam a acolher, agradecer e atender as solicitações que a todo tempo lhes chegam, como reconhecimento pelo seu legítimo empenho em Servir.

Em suma, fazem a demanda correr atrás delas!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário