A tecnologia nos provoca, a cada dia que passa, um aplicativo novo que promete vendas para todos os que os usarem.
Alguns dessas ferramentas se tornaram líderes no mercado fazendo das empresas clientes suas reféns.
Na indústria da confiança, eixo dos negócios entre empresas, tudo nasce das relações de significado que são criadas, no tempo certo, entre pessoas, com suas diferentes motivações que, atuando em conjunto, concebem soluções que geram ganhos compartilhados.
As ferramentas de vendas, quando muito, podem facilitar os acordos materiais básicos, fundamentais para o negócio ir em frente, mas não são capazes de garantir os acordos essenciais, aqueles responsáveis pelos intangíveis de valor que são ditados pela confiança de uns nos outros.
Inocular na companhia a cultura Foco Do Cliente e exercita-la surge como a grande saída dessa armadilha que as ferramentas de vendas escondem.
Diante de um teclado a gente se emociona pela música que está sendo tocada e não pela eventual sofisticação do instrumento em si.
E ainda, se estiver sendo executada por alguém movido pela essência e beleza daquela composição, dedicando o seu talento à plateia, nunca mais nos esqueceremos desse momento.
Quando o essencial prevalece sobre o fundamental o sucesso vem junto.
Em outras palavras, o que assegura a preferência do cliente é tudo aquilo que o dinheiro não compra.
Vale a pena lembrarmos que uma lágrima, sob o ponto de vista técnico, é água mas, sob o ponto de vista de valor é 99% sentimento!
José Carlos Teixeira Moreira