O novo papel do Vendedor B2B

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O que a maioria das empresas clientes precisa agora é de estímulos para voltar a crescer.

Os contextos econômico e político que vivemos tem agido como freio na coragem dos empreendedores.

Crescer é sinônimo de ambição pelo melhor, por tudo aquilo que gera riqueza para todos que a companhia afeta e são afetados por ela.

Não se deve confundir com ganância, que é exatamente o contrário, onde o ganhar é só para uma parte ou seja, só para a empresa.

Estimular o cliente a buscar o tempo todo o crescimento, regido por valores morais, deve ser a missão do vendedor de alta performance, principalmente nesses tempos bicudos.

Para isso, ele mesmo, o vendedor, precisa ser um exemplo nesse sentido

O que provoca o crescimento das pessoas, portanto dos clientes, é poder viver prazerosamente diálogos consultivos.

Conversas sobre amenidades, recheadas de insights, que provoquem o livre pensar de quem ouve e participa, abrem portas antes ocultas.

Centrar a fala sobre produtos e serviços dificilmente geram essa riqueza toda.

Cabe aos produtos serem honestos e voltados ao sonho de futuro dos clientes, tudo o mais, todos os intangíveis que irão diferencia-los nascem do que o cliente percebe de valor nas relaçōes de confiança com o vendedor e sua equipe de apoio.

Um diálogo consultivo, por sua vez, é diretamente proporcional ao nível de conhecimento geral e técnico do vendedor entusiasmado com o que vende.

Nutrir os vendedores desse amplo campo de saberes, humanísticos, técnicos, mercadológicos e estéticos é de responsabilidade da liderança que hoje as melhores empresas buscam a qualquer custo.

O momento atual está nos mostrando quem é o mesmo de sempre, voltado para o aqui e agora e quem é o protagonista do futuro que a empresa sonha.

Como nos diz o brilhante pensador

Jim Rohn, ou a gente diminui o tamanho do sonho ou aumenta as nossas habilidades.

É uma escolha…

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

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