Curriculum Oculto

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Clientes quando elogiam os vendedores que os atendem enaltecem qualidades que muito gestores não imaginam que seu pessoal realmente tem.

Muitos pensam que os clientes estão exagerando apenas para agradar quem eles admiram.

É impressionante como o chamado dia a dia, com todo aquele seu imediatismo empobrecedor, impede os talentos de se mostrarem na plenitude dentro da empresa.

Isso ainda se agrava porque a maioria dos gestores não conhece de fato as pessoas que gerencia.

Muitos sequer conversam com elas.

Ao longo da minha vida como executivo fui percebendo que os atributos notáveis que os clientes notavam nos nossos bons vendedores de fato já faziam parte do equipamento de bordo deles, mas passavam desapercebidos por mim, como diretor da equipe.

Quando toda essa riqueza me tocou de perto passei chamar esse tesouro guardado nas pessoas como sendo o curriculum oculto da empresa.

Aprendi que trazê-lo à tona é responsabilidade de grandes líderes, compromissados com a geração de valor no foco dos clientes.

Criar momentos para manter “conversas ao pé do fogo”, cheias de vida, com a equipe comercial, tornam-se fontes fantásticas para a revelação daquilo que eles tem de melhor e não mostram, preciosidades que a companhia raramente sabe e por isso não mobiliza e muito menos incentiva.

Orquestrar  todo esse arsenal de riquezas ocultas faz a empresa poder “tomar água na bica com a mão fechada”, como se dizia no meu SJose do Rio Preto! Acredite! No curriculum oculto da sua empresa certamente estão os seus melhores predicados de valor no foco dos clientes, ou seja, o seu maior lucro!

José Carlos Teixeira Moreira

www.emkti.com.br

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