Todos sabemos que o mundo digital veio para ficar.
Ainda bem!
Com ele tudo tornou-se mais fácil, mais disponível, mais rápido e sobretudo mais barato.
As fronteiras deixaram de existir sob o ponto de vista material.
O forte do mundo digital está na variedade combinada com a conveniência.
A pandemia chegou e deixou isso muito claro, inconteste mesmo!
Acontece que a grande maioria dos bons negócios entre empresas são baseados em três vertentes:
Respeitabilidade Técnica do Fornecedor,
Sucesso atestado pelos demais clientes deles,
Nível de conforto e satisfação na relação com todos daquele fornecedor.
Esses três atributos se nutrem das relaçōes de significado entre pessoas, onde o presencial é insuperável.
O digital, sozinho, não dá conta disso.
Sendo assim é fundamental que se assuma uma rota digital que esteja voltada para potencializar o presencial, que é sempre analógico.
Essa deve ser a razão de ser do digital no mundo B2B.
Agora, se você fabrica o que é igual, aquilo que não muda a vida do cliente e portanto ele chama de commodity, não perca tempo, mergulhe de cabeça no digital como ele se mostra por aí.
Só se cuide porque o que vai levar o seu cliente a comprar será o preço e quando muito a facilidade de entrega.
Vender preço é vicio!
Cuidado para não infectar sua empresa!
José Carlos Teixeira Moreira