O triângulo é a forma originária de tudo que existe na natureza.
O que existe e tem vida no nosso mundo se baseia nessa incrível figura geométrica.
No campo filosófico, três é a complexidade mínima.
Três vertentes ou dimensões nos permitem contemplar um todo mais completo e mais rico que fortalece nossas escolhas.
Algumas notórias manifestaçōes nos demonstram claramente esse postulado: Santíssima Trindade, pai, mãe e filho, o podium, ouro, prata e bronze, as treliças, base das estruturas de engenharia, os três pontos que definem o plano e assim por diante.
Como tudo tem a ver com o todo, nas escolhas humanas três opçōes sempre asseguram decisões mais sábias e preciosas.
Talvez seja por isso que quando nos mostram um só caminho, nós, por segurança e cuidado, buscamos identificar ou mesmo criar outros dois para nos sentirmos orientados e fortalecidos na decisão.
Uma das armadilhas mais comuns para as empresas é a crença de que se mobilizar todo o seu corpo técnico e comercial para apresentar uma solução diferenciada para o cliente, o negócio estará garantido.
Muitas vezes isso não funciona.
Quando algo foge do igual, mesmo parecendo bom, o cliente se sente meio impelido a correr atrás de outra opção ou até duas, mais consagradas, para se sentir mais seguro diante do risco do novo.
Pois bem, apoiar-se nos conhecimentos milenares é sempre muito útil.
A empresa que sabe a importância do cliente, que trabalha no foco dele, que entende o significado que aquilo tem para suas expectativas esperançosas, analisa, cria, prototipa e confere muito brilho a três alternativas, geradoras de ganhos progressivos e as apresenta de maneira clara e consistente.
Ao fazer isso poupa o cliente do trabalho de pensar nas alternativas e quase sempre escolhe a do meio e a enriquece num processo de coautoria. 3, no foco do cliente, serão sempre melhor que 1 no foco do umbigo da sua empresa!
José Carlos Teixeira Moreira