Clientes pouco saudáveis, independente, de quanto compram, consomem muita energia do nosso elenco.
Uma pessoa sem energia não produz, não resiste às vacas magras, não confia no próprio taco e acaba ficando doente.
O mesmo acontece com a empresa.
Empresas com saúde vivem de energia. O tempo é o mesmo para todas, a energia é que faz a diferença.
A energia confere a ela a força e a resiliência necessárias diante dos humores do mercado.
Identificar, conhecer e selecionar clientes é fundamental.
No passado diziam que cliente é quem compra e paga, hoje se sabe que cliente é aquele com o qual a empresa constrói o futuro pelo brilho que conquista no presente.
Assim como a gente não escolhe um verdadeiro amigo pelo bolso não deve aceitar um cliente só porque ele tem dinheiro.
O cliente é um coautor dos nossos feitos, é um instigador de progresso, um validador do nosso mérito, e ainda por cima, o nosso melhor vendedor.
Diga-me quem compra de você que eu digo quanto você vale!
Faça um “outplacement” dos clientes que são bons para os outros!
José Carlos T Moreira