7 vidas

2 minutos para ler

Produtos são invenções humanas criadas para serem úteis para pessoas e empresas que, com eles, inventam outros bens e serviços para toda a Sociedade.

Essa espiral de produção caminha na direção da construção de riquezas que buscam fazer o mundo melhor e mais próspero.

Acontece que todos os produtos que seres humanos concebem partem da transformação da Natureza. E por serem assim contém todas as matérias que aprendemos na escola e na vida, reunindo porções de todo esse manancial de conhecimento humano.

Nada é só eletrônico ou só mecânico, por exemplo.

Qualquer produto que existe orquestra, no seu íntimo, todos as disciplinas que um dia estudamos.

Sendo assim, embora um produto tenha sido projetado para atender um grupo de aplicações elas não esgotam todas as possibilidades que ele tem de atender outros desafios, mesmo que não tenham sido previstos pelos técnicos que o conceberam.

Todo produto ou serviço para dar resultado precisa da cumplicidade de quem irá utiliza-lo. Esse fato acaba levando o usuário a “inventar” outras aplicações ao sabor da sua experiência, imaginação e criatividade.

Muitas vezes essas aplicações, sequer previstas originalmente, são mais poderosas do que aquelas que motivaram o fabricante originalmente atender.

Quando a empresa se coloca no foco do cliente, além de antecipar o que o cliente mais precisa e não soube pedir, ela descobre novas aplicações do seu próprio produto que, em outras palavras, se configuram como potenciais novos nichos de mercado nos quais ela, se for atenta, poderá liderar com muito sucesso.

São outras vidas que os produtos têm e que às vezes geram muito mais valor do que aquelas que os motivaram existir.

Vale a pena você acostumar sua equipe a olhar os produtos sob essa perspectiva: contemplar pelo menos outras 7 vidas gravitando em torno deles.

Gatos são mestres nisso! José Carlos T Moreira

www.emkti.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário